Páginas

sábado, 7 de setembro de 2013

Equipe do 3º Enprocult indica criação da Secretaria de Cultura em Salvador


Os organizadores do 3° Encontro Nacional de Produção Cultural, estudantes da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sugeriram à vereadora Aladilce Souza (PCdoB) a elaboração de um projeto que indica a criação da Secretaria Municipal de Cultura de Salvador. A capital baiana não conta até o momento em sua estrutura administrativa com um órgão exclusivo para atender o setor.

“A criação de uma Secretaria Municipal de Cultura é a primeira etapa para a consolidação de um Plano Municipal de Cultura, necessário para o planejamento de políticas públicas que se perpetuem. A criação da secretaria tem o potencial de atrair mais investimentos para a área, assim como aconteceu no âmbito federal e estadual”, argumenta o coordenador do evento, Caio Cruz.

A área hoje em Salvador é atendida pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, por meio da Fundação Gregório de Mattos, que até o momento, tem se dedicado à implementação de ações pontuais, quando pesquisas apontam a necessidade da criação de políticas de longo prazo. Aladilce lembra que a criação da Secretaria Estadual de Cultura, em 2006, aumentou em 50% o investimento em cultura na Bahia. “Salvador é uma das cidades mais antigas do Brasil, onde convivem inúmeras manifestações culturais centenárias com importância econômica, social e simbólica para a população, além de apresentar uma efervescência cultural latente que precisa ser atendida pelas políticas municipais”, defende a vereadora.

Foto: Farol da Barra e Forte de Santo Antônio - M.Laghus Fotografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário