Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Aproveite o fim de semana em Salvador


A primeira capital do Brasil recebe cada visitante como se fosse único. No mês do 3° Enprocult, a primavera baiana aquece os corações de turistas e soteropolitanos, convidando-os para aproveitar o que Salvador tem de melhor. O participante que esticar a permanência na cidade até o fim de semana pode aproveitar as dicas de turismo selecionadas pela Produção do encontro, para além do circuito Rio Vermelho-Pelourinho, bastante explorado em outras publicações.

- Farol da Barra/ Praia do Porto da Barra

O Farol de Santo Antônio, mais conhecido como Farol da Barra, foi aberto à visitação pública - pela primeira vez em sua história - em maio de 2011. Este, que é considerado o mais antigo farol da América, faz parte do conjunto arquitetônico do complexo militar que abriga também o Museu Náutico. Com as visitas liberadas, turistas e moradores podem subir as escadarias espiraladas da torre de 22 metros de altura e conhecer toda a estrutura do farol. Do alto, a vista de 360 graus descortina a Baía de Todos os Santos. 

Já o Porto da Barra é uma praia pequena, rodeada por arrecifes que proporcionam águas calmas e transparentes com piscinas naturais. A praia, uma das mais famosas da cidade, é ótima para tomar banho e também para a prática de esportes náuticos e mergulhos, além de outros esportes na areia, como vôlei e frescobol. 

- Praia de Stella Maris

Dizem que a orla de Salvador, quando comparada com a de outras cidades do nordeste e suas praias urbanas, deixa muito a desejar. A área de Stella Maris e Flamengo, no entanto, é uma das melhores praias a ser visitadas na capital. Cultivando a sua paisagem original, a praia preserva um aspecto paradisíaco com barraquinhas rústicas e um ótimo atendimento.

- Igreja do Bonfim

A igreja do Senhor do Bonfim talvez não seja a mais bonita, mas é a mais famosa de Salvador em função da tradicional “Lavagem do Bonfim”. Essa comemoração, realizada em janeiro, é marcada pelas baianas jogando água nos degraus do templo em uma festa que dura um dia inteiro, animada por blocos de afoxé. Concluída em 1772, a igreja tem fachada em estilo rococó coberta de azulejos portugueses do século 19. Na grade do adro, uma infinidade de fitinhas colore o cenário, deixando o ambiente mais alegre.

- Sorvete na Ribeira

Envolvido pela Baía de Todos os Santos, o bairro da Ribeira está localizado na Cidade Baixa. Em sua orla, centenas de embarcações compõem a paisagem. A Sorveteria da Ribeira, aberta em 1931 e localizada em frente à praia, é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Salvador. São mais de 60 opções de sorvetes e sabores que só existem no local. Uma boa opção é utilizar o barco como meio de transporte, através da travessia Plataforma-Ribeira. Em cerca de 10 minutos de viagem, é possível admirar a beleza do pedaço da Baía de Todos os Santos contida entre esses dois bairros.

- Dique do Tororó / Arena Fonte Nova

O Dique do Tororó é único manancial natural da cidade de Salvador, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Possui uma grande lagoa e funciona como área de esporte e lazer. Possui anfiteatro, centros comunitários, pedalinhos e restaurantes, além de doze esculturas de orixás. Um dos seus limites fica em frente ao estádio da Fonte Nova, um dos primeiros a serem inaugurados no país para receber a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. A arena multiuso ainda não tem programas de visitação, mas vale a pena ir a algum jogo do Campeonato Brasileiro ou outro evento para conhecer o espaço, que irá abrigar, além do futebol, festivais de música, de arte e eventos esportivos em geral. 

- Elevador Lacerda/ Mercado Modelo

A maneira mais original de circular entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa é através do Elevador Lacerda, um dos marcos da capital baiana, inaugurado em 1872. Com 72 metros de altura, liga a Praça Tomé de Souza (parte alta) à Praça Cairu, onde fica o Mercado Modelo. Situado no bairro do Comércio, uma das zonas comerciais mais antigas e tradicionais de Salvador, o Mercado Modelo abriga mais de 250 lojas, que oferecem variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia.

Para conhecer mais dicas, acesse o site da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia. 

Foto: Praia da Ribeira. Crédito: Omar Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário