Páginas

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Atividade extra apresenta grupos de extensão da FACOM/UFBA


Os participantes que não conseguiram se inscrever em uma das oficinas do 3º Enprocult terão a oportunidade de participar da atividade extra do evento, o Painel de Instâncias em Comunicação e Cultura. Realizado no dia 3 de outubro, quinta-feira, a atividade formativa reúne grupos de extensão da FACOM/UFBA para apresentar seus projetos, rotinas e especificidades e, dessa forma, criar interlocução com outras realidades regionais e institucionais. O painel acontece no auditório da FACOM, de 14h às 16h, e aceita a participação de ouvintes, ou sejam, participantes não inscritos no encontro.

Os três grupos que se apresentam na atividade são a Produtora Júnior, a Agência Experimental e o PETCOM. A Produtora Júnior (PJr) é a empresa júnior da Faculdade de Comunicação da UFBA. Lançada em 2001 pelos estudantes de Produção Cultural, a empresa é dividida em três núcleos produtivos: Assessoria de Imprensa (NASS), Criação em Publicidade (NCP) e Produção Cultural (NPC). Os alunos de Jornalismo ou Produção Cultural que integram a PJr dividem-se entre prestação de serviços e gestão interna.

A Agência Experimental aposta em um modelo diferenciado de extensão universitária, utilizando instrumentos de comunicação para dialogar com comunidades e movimentos sociais de Salvador. Criado em 2007, o grupo tem como foco a realização de ações a longo prazo e realiza hoje três projetos: o Observatório Universitário da Cultura Popular, o AgenciAÇÃO e o Jornal da Agência Experimental (JáÉ!). O primeiro consiste em um mapeamento das manifestações populares e comunitárias da cidade.

Já o PETCOM abriu suas portas em 1989 e é vinculado ao MEC, Ministério de Educação. Participam dele 12 alunos bolsistas, tanto de Jornalismo quanto de Produção Cultural, sob coordenação de um professor. O objetivo maior da instância é unificar ensino, pesquisa e extensão, os princípios da educação superior no Brasil. Desde 2003, os estudantes lançam anualmente a Revista Fraude, revista experimental de jornalismo cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário