Páginas

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Participantes inscritos no 3º Enprocult já podem solicitar vaga em oficina

A partir desta quarta-feira, 7, os participantes do 3º Enprocult podem se inscrever em uma das oficinas do evento. As atividades serão realizadas no dia 3 de outubro, de 14h às 18h. Abaixo, apresentamos as ementas das seis oficinas disponibilizadas, assim como seus mediadores.

Análise de Públicos e Mercados Culturais - Aglaé Diament
A oficina permitirá ao participante conhecer os procedimentos utilizados nas pesquisas e sondagens de público, a fim de construir uma base de dados sobre o mercado que pretenda explorar. Desta forma, o produtor cultural poderá mapear e identificar os públicos para projetos culturais, espaços, políticas, ações, dentre outros. Além de permiti-lo acompanhar suas variações e novas tendências.

Assessoria de Comunicação para Eventos Culturais - Paula Berbert
O sucesso de um evento, dentre outros fatores, está relacionado a uma boa comunicação. A oficina definirá em linhas gerais o papel de uma Assessoria de Comunicação e focará para a sua importância dentro de um evento cultural. O participante aprenderá a lidar com os meios de comunicação, a administrar as informações e montar estratégias com as novas mídias.

Produção Musical e Gestão de Carreira - Fábio Cascadura
Voltado para a classe musical e produtores da área, a oficina objetiva prepará-los para a construção de um trabalho artístico de caráter sólido, apresentando desde o papel de cada profissional na cadeia produtiva até a utilização de ferramentas de comunicação necessárias para auxiliar na construção de um trabalho artístico e profissionalizado.        

Patrocínio Colaborativo - Gilberto Monte
Pela internet, ferramentas colaborativas abrem uma nova possibilidade de financiamento cultural. Coletivamente grupos de pessoas financiam e viabilizam através das redes sociais diversos projetos das mais variadas linguagens artísticas. O Crowdfunding surge como a principal alternativa de financiamento coletivo, seja para projetos culturais ou como apoio a diversas formas de viabilizar ideias criativas que não conseguem verba pelos meios tradicionais. Nesta oficina, além de conhecer esse sistema, o participante conhecerá as plataformas mais conhecidas e estratégias de divulgação. 

Gestão de projetos culturais comunitários - Alexandre Barreto
Focado na produção cultural voltada para transformação e mobilização social, Alexandre Barreto apresenta conceitos e cases de gestão em projetos culturais comunitários, cujos princípios visam dialogar, articular e conscientizar as pessoas em torno dos principais problemas que afetam a comunidade. A gestão de projetos comunitários é um desafio para a maioria dos produtores de forma geral. Entender a comunidade, detectar suas reais necessidades e a lógica de que ela não é carente, mas sim rica em possibilidades ainda não exploradas, são questões norteadoras para estes projetos, nos quais a maior contrapartida social é a própria realização do mesmo.

Produção Teatral - Fernanda Paquelet
A oficina tem como objetivo capacitar produtores culturais para atuar em conjunto com profissionais do teatro, de modo a mediar as áreas da criação artística, produção técnica e produção executiva, seja de espetáculos, festivais ou grandes eventos. O curso deve ajudar a criar um melhor fluxo da comunicação interna no evento a ser produzido e diminuir os impactos na relação idealização X realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário