Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Assessoria de Comunicação para Eventos Culturais é tema de oficina

Foto: Carla Galrão
Por Adriana Santana

Assessoria de Comunicação para Eventos Culturais foi um dos temas das oficinas do 3º Enprocult. Mediada por Paula Berbert, assessora de comunicação da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), a atividade reuniu um público curioso por conhecer mais sobre a área. Estiveram presentes estudantes de Produção Cultural, Publicidade, Cinema, Jornalismo, Relações Públicas e Artes Visuais, de diferentes estados, que se queixaram da falta dessa formação específica nas faculdades que cursam.

Paula indicou que a Assessoria de Comunicação é dividida em assessoria de imprensa, relações públicas, criação de conteúdos, consultoria, gestão de sites e redes sociais, design, fotografia, audiovisual, cobertura, publicidade e pós-venda. “Antes as pessoas eram preparadas para lidar com os veículos oficiais da imprensa, mas hoje a comunicação está menos mediada. Com o avanço da internet, a gente pode falar com o público diretamente”, afirmou. Para o sucesso das atividades, a profissional defende que o planejamento estratégico é essencial. Mesmo que o assessor entre em um projeto cultural após a fase de idealização, deve buscar compreender o mesmo, através de entrevistas com pessoas envolvidas, coleta de materiais utilizados no planejamento etc. “O sucesso de um evento, dentre outros fatores, está relacionado a uma boa comunicação”, determina Paula.

Criar um conceito para o evento, alinhar a identidade – visual e até mesmo o discurso da equipe –, conhecer o funcionamento das redações de jornalismo e criar um mailing consistente – com contatos da imprensa e profissionais da área – também são fundamentais para a realização de um bom trabalho, confirme indica a assessora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário