Foto: Carla Galrão |
Assessoria de Comunicação para Eventos Culturais foi um dos temas das oficinas do 3º Enprocult. Mediada por Paula Berbert, assessora de comunicação da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), a atividade reuniu um público curioso por conhecer mais sobre a área. Estiveram presentes estudantes de Produção Cultural, Publicidade, Cinema, Jornalismo, Relações Públicas e Artes Visuais, de diferentes estados, que se queixaram da falta dessa formação específica nas faculdades que cursam.
Paula indicou que a Assessoria de Comunicação é dividida em assessoria de imprensa, relações públicas, criação de conteúdos, consultoria, gestão de sites e redes sociais, design, fotografia, audiovisual, cobertura, publicidade e pós-venda. “Antes as pessoas eram preparadas para lidar com os veículos oficiais da imprensa, mas hoje a comunicação está menos mediada. Com o avanço da internet, a gente pode falar com o público diretamente”, afirmou. Para o sucesso das atividades, a profissional defende que o planejamento estratégico é essencial. Mesmo que o assessor entre em um projeto cultural após a fase de idealização, deve buscar compreender o mesmo, através de entrevistas com pessoas envolvidas, coleta de materiais utilizados no planejamento etc. “O sucesso de um evento, dentre outros fatores, está relacionado a uma boa comunicação”, determina Paula.
Criar um conceito para o evento, alinhar a identidade – visual e até mesmo o discurso da equipe –, conhecer o funcionamento das redações de jornalismo e criar um mailing consistente – com contatos da imprensa e profissionais da área – também são fundamentais para a realização de um bom trabalho, confirme indica a assessora.
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